Homenagem a Bará – O Sinetaço

No dia 13 de junho, foi feita a homenagem ao Orisá Bará, no Marco do nosso Imaterial do Bará do Mercado, trazendo a questão de todo o desrespeito que ainda existe, não só com a nossa religião, mas sim com a nossa cultura, pois não somos batuqueiros em horário comercial, nós vivemos isso, Orisá está em tudo, no ar que respiramos, na água que bebemos, em como vemos o mundo e na clareza que temos sobre as coisas.

Este manifesto foi batizado de O Sinetaço e foi bastante apoiado pela população, principalmente através das mídias sociais.

A CEDRAB, todos os anos, desde a conquista do reconhecimento do Bará do Mercado através do trabalho que resultou em um livro e um DVD em 2007, vem fazendo a homenagem ao Bará todo o dia 13 de junho, mas este ano, a homenagem foi organizada por João Benites de Arganjú (João Ilê Axé Ocutá Orun) com a participação da CEDRAB, através de Mãe Norinha de Osalá (e seus filhos de santo), Mãe Angélica e Pai Camir de Ogun. Pai João Benites teve também como motivação alguns desrespeitos que está sofrendo, e quando viu o que aconteceu com o Marco do Bará, resolveu tomar alguma atitude.

Participaram também, ativamente, Pai André Coutinho, Tiago de Bará e muitos outros que compartiram conosco este momento, além de todos que passavam pelo mercado naqueles instantes.

 

Novamente Obrigada a todos que, mesmo com a chuva torrencial, se fizeram presentes e a todos aqueles que não puderam ir, mas estão conosco!!!

 

Ana Paula

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *