Desrespeito a um Patrimônio da Cultura Imaterial Brasileira – O nosso Bará do Mercado

 

No dia 3 de junho de 2014, mais uma vez fomos desrespeitados. Foi feito, em cima do Marco do Bará do Mercado, um tapete de serragem, em homenagem a Corpus Christi e motivado, também, pelas comemorações da Copa do Mundo, tapando por completo nosso Bará.

Tapete de serragem 4

 

Este tapete foi feito com a ciência e aprovação da Administração do Mercado Público e Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Para a apresentação do tapete, foi feito um evento, com a participação do Prefeito José Fortunati, que não esteve presente na inauguração do Marco do Imaterial.

Falamos sim de desrespeito da Adm. do Mercado Público e do próprio prefeito, por estarem cientes do que significa o Marco do Bará do Mercado, nosso primeiro Patrimônio Imaterial em um Mercado Público, registrado no Brasil e mesmo assim “não acharam que teria algum problema” em colocar o tapete ali em cima do Bará.

Vejam só … como as pessoas esquecem do que não lhes é importante. Sequer têm o respeito que lhes fariam lembrar que para outros aquilo tem significado e importância. Nesse caso, estamos falando da identidade de um povo, da fé que os trouxeram unidos e vivos até então, falamos de uma cultura de resistência.

Aprendemos, durante todos esses anos, a nos dar o devido respeito e a trazer esta consciência a todos. Não precisamos mais de violência nem de qualquer forma de ignorância. Através da mobilização de todos, de nossos manifestos, toques de tambor, rodas de conversa, mantemos viva esta consciência de valorização e respeito.

No dia 3, pela manhã, quando soubemos do que havia acontecido no mercado, no mesmo momento, nós, através da CEDRAB, oficializamos este pedido de respeito à Adm. do Mercado, solicitando a retirada e sugerindo a colocação do tapete ao lado do Marco, pois, exatamente como colocamos no ofício, sabemos compartir um espaço e sabemos conviver, assim como viemos fazendo durante todos esses anos.

Com este movimento da CEDRAB e toda a mobilização popular, a retificação aconteceu no final do dia 3, como mostram as fotos compartilhadas nas redes sociais, disponíveis abaixo.

Tapete de serragem 3

 

A população organizou um abraço ao Mercado Público – O Sinetaço, como forma, mais uma vez, de chamar a atenção para mais uma atitude desrespeitosa que sofremos.

O sinetaço irá acontecer no dia 13 de junho, dia de Bará às 17h.

 

Seguimos atentos.

 

Ana Paula S. Dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *